Professora Doutora Luísa Schmidt
Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa
Socióloga, investigadora principal no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, onde integra o Conselho Científico, coordena o OBSERVA – Observatório de Ambiente, Território e Sociedade e desenvolve vários projectos de investigação que articulam ciências sociais e ambiente. É membro do Conselho Nacional de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CNADS) e do European Environment Advisory Council (EEAC). Membro também do Research Committee for Environment and Society (RC24) da International Sociological Association (ISA) e do Research Network for Environment and Society (RN12) da European Sociological Association (ESA). Integra o Comité Científico do Programa Doutoral interdisciplinar em “Alterações Climáticas e Políticas de Desenvolvimento Sustentável” iniciado em 2009 e que envolve duas universidades de Lisboa (ULisboa e UNL), a Universidade de East Anglia (Reuno Unido) e a Universidade de S. Paulo (Brasil). Autora de vários artigos nacionais e internacionais e também de livros. Entre os últimos livros publicados, destacam-se: Ambiente, Alterações Climáticas, Alimentação e Energia – a opinião dos portugueses, org. com A. Delicado, Imprensa de Ciências Sociais (ICS) 2014; Bem Comum: Público e/ou Privado, coord. com J. Pato e M. E. Gonçalves, ICS 2013; Educação Ambiental – balanço e perspectiva para uma agenda mais sustentável, com J.G.Nave e J.Guerra, Ed. ICS 2010; Ciência e Cidadania – homenagem a Bento de Jesus Caraça, coord. com J.P.Cabral, Ed. ICS 2008; País (in)Sustentável – Ambiente e Qualidade de Vida em Portugal, Esfera do Caos 2007. Colaboradora regular do Jornal Expresso com a coluna “Qualidade Devida” sobre questões ambientais e de cidadania desde 1990.
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Professor Doutor Rogério Roque Amaro
ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa – Portugal Professor Associado da Escola de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Economia Política CEI-IUL – Centro de Estudos Internacionais – Economia e Globalização (Membro Integrado) (Aguarda-se o envio da nota biográfica resumida por parte do conferencista) |
Professor Doutor David Alba
Universidade Autónoma de Madrid – Espanha Apresentou recentemente a sua tese de Doutoramento sobre indicadores de avaliação da contribuição das universidades espanholas para a sustentabilidade, no âmbito do programa de doutoramento em edcação ambiental, ainda que as suas linhas de investigação se relacionem também com a ecologia urbana e a sustentabilidade local, especialmente nos processos educativos e participativos. É membro de Transitando: Ecología y Educación para una Ciudad Sostenible, colaborador do Laboratório de Socioecosistemas do Departamento de Ecología da Universidade Autónoma de Madrid (UAM), trabalhando no projeto University Educators for Sustainable Development (UE4SD) Erasmus Network e do Observatorio de Políticas Públicas Locales do Instituto de Derecho Local, también da UAM. Trabalhou como coordenador da Oficina ECOCAMPUS, oficina de gestão e educação ambiental da UAM (2000-2006), técnico de programas na unidade de avaliação de professores universitários da Agencia Nacional para la Evaluación de la Calidad y la Acreditación, ANECA, (2008-2010) e como técnico de projetos na Conferencia de Rectores de las Universidades Españolas, CRUE (2011-2012). Participou em diferentes projetos, estudos, cursos e jornadas sobre educação, avaliação e sustentabilidade em contexto local e universitário. |
Professora Doutora Marília Torales
Universidade Federal do Paraná – Brasil
Professora Adjunta da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Vice-presidente da Associação Internacional de Pesquisadores em Educação Ambiental (NEREAInvestiga). Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Santiago de Compostela. Atualmente é pesquisadora do Projeto RESCLIMA e vice-líder do Grupo Ambiente, Sociedade e Educação (UFPR). Possui experiência em pesquisa e docência em universidades brasileiras e espanholas na área da Educação, com ênfase em Educação Ambiental. Autora de livros e diversos artigos que tratam da Educação Ambiental em relação ao sistema de ensino e a formação de professores. |
Professor Doutor Germán Vargas Callejas
Universidade Santiago de Compostela – Espanha
Doutorado em Ciências da Educação, docente e investigador da Universidad de Santiago de Compostela, Facultad de Ciencias de la Educación, Departamento de Teoría de la Educación, Historia de la Educación y Pedagogía Social. Membro do grupo de investigação “Pedagogía Social y Educación Ambiental” (SEPA) do Centro de Educación Superior Compostelano. Autor de várias publicações, realizadas numa perspetiva educativa, no âmbito dos processos de desenvolvimento, da educação ambiental, dos povos indígenas, da pobreza, da construção da comunidade e participação cidadã. Professor visitante e conferencista em múltiplas universidades da universidades da Europa, América Latina e África (Alemanha, Reino Unido, Portugal, Brasil, Colômbia, México, Cuba, Sao Tomé e Príncipe). Sócio da Sociedade Iberoamericana de Pedagogía Social (SIPS) e membro fundador da Asociación Internacional de Investigadores en Educación Ambiental (NEREA investiga). |
Professor Doutor Juarês Aumond
FURB – Universidade regional de Blumenau PPGDR – Desenvolvimento Regional Brasil
Graduado em geologia pela UFRGS Mestre em geografia pela UFSC Doutor em Engenharia Civil pela UFSC
Foi diretor técnico de várias empresas privadas de mineração e assessor da Secretaria de Estado de Santa Catarina para assuntos de mineração. É especialista e consultor em economia mineral e recuperação de áreas degradadas. Tem publicada uma centena de artigos científicos e capítulos em livros, revistas e atas de congressos e simpósios nacionais e internacionais. Atualmente é professor da FURB – Fundação Universidade Regional de Blumenau, no Mestrado de Engenharia Ambiental e no Doutorado em Desenvolvimento Regional, onde leciona as disciplinas Meio Ambiente, Sociedade e Desenvolvimento, Planejamento Urbano e Recuperação de Áreas Degradadas. É investigador do Paleoclima e vem estudando e desenvolvendo projetos sobre os impactos das Mudanças Climáticas sobre a sociedade. |
Professor Doutor Maurício Balensiefer
Universidade Federal do Paraná SOBRADE – Sociedade Brasileira de Recuperação de Áreas Degradadas Brasil
Engenheiro Florestal – pela Universidade Federal do Paraná-UFPR em 1975 Pós-graduado em Silvicultura – 1978, pela UFPR Especialização em Administração Florestal. Alemanha – 1982 Funções exercidas: Professor na UFMT de 1977 a 1979 Atuação como técnico de 1979 a 1999 e Coordenador dos Parques Estaduais do Paraná – no atual Instituto Ambiental do Paraná de 1983 a 1988 Assessor Técnico da Secretaria de Meio Ambiente do Paraná de 2000 a 2003 Assessor da Superintendência –Instituto Brasileiro de Meio Ambiente- IBAMA/PR – 1983 Assessor em Unidades de Conservação – IBAMA/BRASÍLIA – 1989 Atual Membro da diretoria da Sociedade Íbero-Americana e do Caribe de Restauração Ecológica-SIACRE Representante da SER INTERNACIONAL – (Society for Ecological Restoration) para a América Latina e Caribe de 2007 a 2011 Coordenador-geral dos Simpósios Nacionais sobre Recuperação de Áreas Degradadas realizados no Brasil Funções atuais: Professor da UFPR desde 1983 e atual Chefe do Depto. de Ciências Florestais da UFPR Presidente da SOBRADE – Sociedade Brasileira de Recuperação de Áreas Degradadas |